terça-feira, 27 de julho de 2010

Sustentabilidade, você pratica?

Separar o lixo doméstico é uma ação de cidadania, assim como nas eleições, em que seu voto pode influenciar seu bairro, cidade, estado e nação, os resultados de uma coleta seletiva também se refletirão sobre você e sua comunidade, seja na associação de catadores de reciclável mais próxima da sua residência, no aterro sanitário que atende sua cidade e até na emissão de metano causada pela decomposição dos resíduos contidos nesse aterro.


O que exigimos dos nossos legisladores e governantes com relação à administração pública, também cabe a nós fazer pelo meio ambiente. Todos sabem dos motivos pelos quais separamos nosso lixo, mas já é hora de fazermos um esforço a mais.

Uma vez que deixamos de enviar uma certa quantidade de lixo para a coleta estamos proporcionando um aumento na vida útil do aterro, e não somente isso, estamos também deixando de impactar outro local com um empreendimento dessa modalidade tão cedo, além de estarmos reduzindo nossas emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa.

Mas como reduzir nosso lixo doméstico? Se você separa seu lixo doméstico em reciclável e não-reciclável, ficará mais fácil de realizar uma das formas mais eficientes de redução de resíduos, a compostagem caseira.

A compostagem caseira reduz o seu lixo orgânico em até 90% , transforma o lixo em um poderoso adubo natural que poderá ser utilizado em sua horta ou jardim, reduzindo assim seu impacto ao meio ambiente.

Informe-se sobre o assunto, pesquise como fazer, faça e divulgue. Como em uma eleição, seja o cabo eleitoral de seu candidato, nesse caso, o meio ambiente.



Rubens Alves Neves – Engenheiro Ambiental

2 comentários:

Unknown disse...

biodiverssidade pra mim é vida

Anônimo disse...

thalita santana
1-bio=vida diversidade=varias maneiras de cuidar do nosso planeta
2-sim.porque temos que cuidar bem do planeta se nao irremos morre
3-sim
4que devem colocar jogos interativos mostrando como é interessante cuidar doplaneta

bsjssssss comtinuem assimm

Postar um comentário