quarta-feira, 28 de julho de 2010

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Pouca gente sabe, mas as partes vistas como “menos nobres” dos alimentos têm grande valor nutritivo! São ricas em vitaminas (especialmente A e C), além de ferro, potássio e outros nutrientes.
Ou seja, aproveitar integralmente os alimentos não faz bem apenas ao meio ambiente e à sociedade, mas também ao corpo e à mente.
O aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício e torna possível a criação de receitas.

Dicas:
• Os talos de couve, agrião, beterraba e brócolis e salsa, entre outros, contêm fibra e devem ser aproveitados em refogados, como feijão e sopa.
• Os talos do agrião contêm muitas vitaminas. Limpe-os, pique-os com tempero e ovos batidos.
• As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitados para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas.
• A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntamente com leite em pó e manteiga para fazer purê.
• As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.
• A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.
• Com as cascas das frutas (ex. goiaba, abacaxi, etc), pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador.

Acadêmica de Nutrição – Uniguaçu: Mariane Mallon

terça-feira, 27 de julho de 2010

Sustentabilidade, você pratica?

Separar o lixo doméstico é uma ação de cidadania, assim como nas eleições, em que seu voto pode influenciar seu bairro, cidade, estado e nação, os resultados de uma coleta seletiva também se refletirão sobre você e sua comunidade, seja na associação de catadores de reciclável mais próxima da sua residência, no aterro sanitário que atende sua cidade e até na emissão de metano causada pela decomposição dos resíduos contidos nesse aterro.


O que exigimos dos nossos legisladores e governantes com relação à administração pública, também cabe a nós fazer pelo meio ambiente. Todos sabem dos motivos pelos quais separamos nosso lixo, mas já é hora de fazermos um esforço a mais.

Uma vez que deixamos de enviar uma certa quantidade de lixo para a coleta estamos proporcionando um aumento na vida útil do aterro, e não somente isso, estamos também deixando de impactar outro local com um empreendimento dessa modalidade tão cedo, além de estarmos reduzindo nossas emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa.

Mas como reduzir nosso lixo doméstico? Se você separa seu lixo doméstico em reciclável e não-reciclável, ficará mais fácil de realizar uma das formas mais eficientes de redução de resíduos, a compostagem caseira.

A compostagem caseira reduz o seu lixo orgânico em até 90% , transforma o lixo em um poderoso adubo natural que poderá ser utilizado em sua horta ou jardim, reduzindo assim seu impacto ao meio ambiente.

Informe-se sobre o assunto, pesquise como fazer, faça e divulgue. Como em uma eleição, seja o cabo eleitoral de seu candidato, nesse caso, o meio ambiente.



Rubens Alves Neves – Engenheiro Ambiental

Ganhe Camisetas


Quem não gostaria de ganhar uma linda camiseta grátis ?

Como todos nós sabemos esse é o ano internacional da biodiversidade, então fizemos esta promoção, respondendo algumas perguntas sobre biodiversidade e você concorrerá a uma bela camiseta, as melhores resposta vão ganhar ! Não fique fora dessa participe !

As questões são as seguintes:
1.O que biodiversidade significa para você?

2.Você acha que a biodiversidade é importante e por quê?

3.Você acha que as mudanças climáticas são uma ameaça à biodiversidade? Se assim for, o que deve ser feito?

4. O que você acha que devemos fazer para melhorar nosso blog ?

Pra concorrer, além de responder as questões deixe seu e-mail e seu nome completo.
Participe comentando essa postagem com as perguntas e suas respostas BOA SORTE A TODOS !

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pegada Ecológica? O que é isso?

Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos!

A partir das pegadas deixadas por animais na mata podemos conseguir muitas informações sobre eles: peso, tamanho, força, hábitos e inúmeros outros dados sobre seu modo de vida.

Com os seres humanos, acontece algo semelhante. Ao andarmos na praia, por exemplo, podemos criar diferentes tipos de rastros, conforme a maneira como caminhamos, o peso que temos, ou a força com que pisamos na areia.
Se não prestamos atenção no caminho, ou aceleramos demais o passo, nossas pegadas se tornam bem mais pesadas e visíveis. Porém, quando andamos num ritmo tranqüilo e estamos mais atentos ao ato de caminhar, nossas pegadas são suaves.
Assim é também a “Pegada Ecológica”. Quanto mais se acelera nossa exploração do meio ambiente, maior se torna a marca que deixamos na Terra.
O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados são rastros deixados por uma humanidade que ainda se vê fora e distante da Natureza.
A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos.
Isto considerando que dividimos o espaço com outros seres vivos e que precisamos cuidar da nossa e das próximas gerações. Afinal de contas, nosso planeta é só um!

A ligação entre mãe e filho

A ligação entre a mãe e o bebê tem início muito antes do nascimento. Muitas mulheres relatam sentir os bebês mesmo antes da concepção, como se um Ser esperasse a oportunidade para germinar em um “terreno fértil”, em estado de vida latente.

Tornar-se mãe é uma grandiosa missão. Planejar a gestação e estar de coração aberto para receber uma criança é um ótimo começo, assim como preparar-se espiritualmente, mentalmente e fisicamente. Mas se não for uma gestação planejada, é importante procurar trabalhar internamente com a aceitação desse bebê, para que ele sinta-se desejado e amado. O bebê é um Ser sensível e, mesmo dentro do útero, capta os estados emocionais de sua mãe.
Quando a mulher engravida, vivencia uma grande transformação corporal e emocional, podendo ficar mais sonolenta, sensível e ter muitos sonhos, como uma forma de estar mais conectada com o Ser que cresce em seu ventre. Mãe e o bebê estão intimamente ligados. A placenta representa as raízes do bebê no útero materno, o cordão umbilical simboliza o caule e o bebê é o fruto sagrado. Dentro do útero materno, o bebê se nutre física e energeticamente.
Uma gravidez saudável e desejada promove um equilíbrio harmonioso entre mãe e bebê. Ele gosta de ouvir a mamãe conversando com ele, cantando, dançando, gosta de sentir-se amado. Isso ajuda a criar uma ligação mais profunda entre eles, pois é possível sentir o bebê através do coração, muito mais verdadeiro que qualquer ultra-som.
A cada mês esse vínculo cresce mais e mais. O bebê desenvolve-se, cresce, movimenta-se, chuta, soluça, dorme. O nascimento se aproxima e, junto, o momento do grande encontro!
Quando o bebê está maduro para nascer, começam as contrações e ele sente-se abraçado pelas contrações que o empurram para o final do túnel, para os braços da mãe. É um rito de passagem para o bebê, que nasce para vida e também para a mulher, que nasce como mãe! O bebê nasce e deseja os braços aconchegantes de sua mamãe e não sair mais de perto.
Esses primeiros momentos são fundamentais para o vínculo entre a mãe e o recém-nascido e deve ter o mínimo de interferência possível. A criança deveria ficar em contato pele a pele com a sua mãe desde o nascimento, sem ser tirado de perto pelo menos até dar a primeira mamada. Esse é um momento de reconhecimento, onde há troca de carinhos, cheiros, os olhares se cruzam pela primeira vez e esse vínculo se estabelece.
Em um parto normal, o bebê ainda está ligado fisicamente à sua mãe pelo cordão umbilical, que ainda está ligado à placenta e ao útero. Como a natureza é perfeita, o cordão tem o tamanho certo para o recém-nascido chegar ao seio de sua mãe e não precisa ser cortado imediatamente. Inclusive é melhor que seja cortado depois de ter parado de pulsar ou depois que a placenta sair, sendo a ligação física entre mãe e bebê cortada naturalmente, no tempo de cada um.
Está ali aquele bebezinho, que é um pedacinho da sua mãe e de seu pai. Tão lindo, indefeso e totalmente dependente de cuidados e de amor. Ele precisa da sua mãe e sua mãe precisa dele! Ela conhece seu bebê mais do que ninguém, sente suas necessidades, como se fossem unos. O instinto materno deve falar mais alto, pois a mãe sabe o que fazer e como fazer.
A amamentação é uma parte importante no estabelecimento do vínculo entre mãe e bebê. Só faz esse vínculo crescer mais a cada dia, nutrindo o bebê de todas as formas, sendo o alimento perfeito. É um momento de amor e conexão. É importante um ambiente aconchegante, calmo, sem muitos estímulos externos. É um momento para trocar olhares, carinhos, enxergar o bebê e deixar o amor vibrar. Quando o amor transborda a partir desta relação, ele é irradiado para o mundo!
Esse vínculo fortalecido cria um laço de confiança, amizade e amor entre pais e filhos. Que todas as Mães desse mundo sejam iluminadas e amadas nesse dia tão especial e que a mãe de todos, a Mãe Terra, seja amada e respeitada por todo s seus filhos.

Faça alguém nascer de novo

Você sabia que ao doar sangue você transforma a vida de uma pessoa? Essa é a proposta da Campanha Faça alguém nascer de novo, criada pelo Ministério da Saúde. A iniciativa traz informações sobre a doação e também depoimentos de pessoas que, em um momento emergencial, receberam sangue, o que foi vital para suas sobrevivências.

Doação: Como, quando e onde?

*Qualquer pessoa saudável, acima de 18 anos e de 50 quilos pode doar;
*A doação não traz prejuízos a saúde, podendo ser realizada periodicamente;
* Qualquer tipo sanguíneo é bem vindo e, a cada doação, o sangue é separado em quatro partes fundamentais, podendo ajudar até quatro pessoas em situação crítica;
* Um adulto tem aproximadamente cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados no máximo 450 ml. A quantidade de sangue retirada não afeta sua saúde, pois o sangue se refaz imediatamente após a doação.

domingo, 11 de julho de 2010

Pequenas Atitudes, Grandes Tranformações

Os alunos da 8ª. Série 3 da E.E.B. Cel. Cid Gonzaga, de Porto União (SC), e a Orientadora Rosanna Brancaleone, selecionaram algumas atitudes para ajudar o planeta.

O QUE PODEMOS FAZER EM CASA???

COM RELAÇÃO À ÁGUA
- Consuma o necessário, evitando o desperdício.
- Repare imediatamente os vazamentos.
Curiosidade: Num vazamento de 10 gotas de água por minuto, desperdiçam 2 mil litros de água por ano.
1) B A N H E I R O
- Não jogue no vaso sanitário: cotonetes, papéis, pontas de cigarro, compressas, absorventes e outros lixos.
- Não deixe a torneira aberta enquanto escovar os dentes ou barbear.
- Diminua um minuto no banho.

2) C O Z I N H A
- Não lave os alimentos com a torneira aberta, utilize um recipiente. Ao terminar, esta água pode ser aproveitada para regar as plantas.
- Utilize a máquina de lavar louças somente quando estiver com sua capacidade máxima.
- Não despeje óleo usado na pia ou vaso sanitário.

3) L A V A N D E R I A
- Utilize a máquina de lavar somente quando estiver totalmente cheia
- Reutilize a água da máquina para limpar pisos ou calçadas, por exemplo.

4) J A R D I M
- O melhor momento para regar as plantas é à tardinha, há menor evaporação.
- Utilizar água não potável para regar jardins e lavar as calçadas;
- Utilizar a água de cozimento de alimentos para regar as plantas.
- Prefira plantas nativas, que requerem menos cuidados e menos água, além de preservarem o ecossistema.
- Não esqueça de plantar a SUA ÁRVORE, ao menos uma vez vida.


COM RELAÇÃO AO LIXO*
- Mais da metade da produção industrial é reciclável.
Por que não RECICLAR e ECONOMIZAR?
- Não jogue lixo no MAR, RIOS e LAGOS.
- Recuperar/ reutilizar caixas de papelão e embalagens de papel contribui para que diminua o corte de árvores.
- Selecionar o lixo que produzir.
- Escolha, sempre que puder, recipientes de VIDRO no lugar de plásticos.
- Não esbanje guardanapos, lencinhos, papel higiênico ou outros.

COM RELAÇÃO À ALIMENTAÇÃO

- Diminua o consumo de carnes vermelhas.
Curiosidade: A criação bovina contribui para o aquecimento global, pela devastação de árvores e ecossistemas e a diminuição dos rios.
- Para produzir 1 kg de carne, gasta-se mais água do que 365 duchas.
- Não consuma enlatados (como o atum, por exemplo, em via de extinção). Produzi-los consome muitos recursos e energia.
- Não consuma animais exóticos, como tartaruga, jacaré, etc.
- Consuma mais frutas, verduras e legumes do que carnes.
- Nunca compre pescados pequenos para consumir.

COM RELAÇÃO À ENERGIA*

- Não consuma em excesso, diminua o seu consumo diário.
- Use moderadamente o banho quente.
- Use moderadamente o FERRO, o AQUECEDOR e a MÁQUINA DE LAVAR, pois gastam muita energia, esgotando os recursos naturais.
- O PETRÓLEO, o CARVÃO e o GÁS, utilizados para atender a demanda energética, são combustíveis geradores de gases, como o 'dióxido de carbono', e aumentam temperatura global.
- Melhor cozinhar com gás do que com energia elétrica.
- Desligue a TV, rádio, luzes, computador (monitor) se não estiver usando.
- No local de trabalho, apague as luzes de zonas pouco utilizadas.
- Utilize lâmpadas de baixo consumo de energia.
- Modere o consumo de latas de alumínio.
- Não compre ou use produtos de PVC, visto que não é reciclável.

TRANSPORTE

- Diminua o uso do veículo particular, faça-o de forma eficiente.
- Use o transporte coletivo.
- Calibre satisfatoriamente os pneus, economizará gasolina e o motor não a queimará desnecessariamente.
- Revise a emissão de gases do seu veículo.
- Não acelere quando o veículo não estiver em movimento.
- Reduza o uso do ar-condicionado, pois ele reduz a potência e eleva o consumo de gasolina.
- Diminua a velocidade: nunca ultrapasse 110 km/h . Acima dessa velocidade há um excessivo consumo de combustível.
- Nunca sobrecarregue o veículo: mais peso, maior consumo de combustível.
- Comece a utilizar a bicicleta na medida do possível.

PAPEL
- Reduza o consumo de papel.
- Use habitualmente papel reciclado e utilize os dois lados.
- Faça somente as fotocópias imprescindíveis.
- Reutilize as embalagens, caixas, etc.

E lembre-se:

"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que dinheiro não se come ".






quarta-feira, 7 de julho de 2010

Eu Fiz A Minha Parte !


André,João,Brenda,Gustavo e Rosanna
Fizeram sua parte, só falta você !

Preocupados com a natureza, os alunos e nossa orientadora, foram colocar de pé uma arvore que estava caída, se todos tomassem  atitudes pequenas como essa a diferença será grande. É muito bom saber que enquanto muitos estão acabando com o nosso Planeta, ainda existem pessoas como eles que estão conscientes e preocupados com o meio-ambiente !